Pular para o conteúdo

Smart Grids – Futuro, Perspectivas e Desafios dos Sistemas Elétricos de Potência

Fui convidado pelo meu orientador, prof. Asada, para encerrar a disciplina de sistemas elétricos de distribuição ofertada na graduação da Escola de Engenharia de São Carlos – USP, através de uma palestra sobre os sistemas elétricos do futuro, as redes elétricas inteligentes ou, mais comumente conhecidos, Smart Grids.

Criei uma apresentação introdutória sobre o tema, com muitas informações extraídas dos primeiros capítulos da minha dissertação. Dividi a palestra em três partes: “Futuro”, onde comento o que são as redes elétricas inteligentes, quais suas promessas e o que motiva o desenvolvimento desta tecnologia; “Perspectivas”, apresentando experiências e projetos reais sobre o tema existentes em diversos países (União Europeia, Portual, EUA e China) e comentando sobre a situação no Brasil e o horizonte temporal de desenvolvimento do tema; e por fim “Desafios”, comentando alguns tópicos-chave ainda abertos, com várias oportunidades de pesquisa na área.

Também coloquei várias referências para artigos científicos e sites sobre os diversos projetos de redes elétricas inteligentes comentados na palestra.

Aos interessados, os slides estão logo abaixo. Ficarei feliz em receber feedbacks e responder a possíveis dúvidas ou curiosidades.

1 comentário em “Smart Grids – Futuro, Perspectivas e Desafios dos Sistemas Elétricos de Potência”

  1. Pingback: Smart Grids – Perspectivas e Desafios para os Sistemas Elétricos de Potência do Futuro at Filipe Saraiva's blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *