Pular para o conteúdo

A Tropa Livre

Foi com muito orgulho que ví meu artigo A Tropa Livre – os Efeitos da Distribuição Ilegal do Filme “Tropa de Elite” em seu Desempenho nos Cinemas Brasileiros ser publicado na e-revista 404nOtF0und, capitaneada pelos professores da Ciberpesquisa na UFBA, como o pesquisador em cibercultura André Lemos.

O artigo objetiva fazer uma reflexão sobre a relação entre os fatos ocorridos com o filme “Tropa de Elite” – conhecido por ter sido o mais “pirateado” da indústria cinematográfica nacional – e seu desempenho em número de espectadores e arrecadação nos cinemas brasileiros. Comparando estes mesmos indicadores aos de outros filmes nacionais e internacionais que estiveram em cartaz na mesma época, levanta-se ponderações acerca dos efeitos da distribuição ilegal do filme em seus indicadores, pautando a argumentação nas teorias sobre Cultura Livre e Cibercultura.

Os dados sobre números de espectadores e arrecadação foram gentilmente disponibilizados pela Filme B – e sem a ajuda deles, esse trabalho não seria possível.

Leia aqui o artigo.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *