Pular para o conteúdo

Indo para Berlim!

Entre os dias 6 e 12 de agosto, Berlim, capital da Alemanha, sediará o 2º Desktop Summit – o encontro unificado das duas maiores comunidades de desenvolvedores de ambientes desktop livres existentes: Gnome e KDE!

Estes grupos, anualmente, realizam encontros internacionais voltados para suas respectivas comunidades: o GUADEC do Gnome e o Akademy do KDE. Em 2009 houve um encontro unificado destas comunidades, que chamou-se Desktop Summit, nas Ilhas Canárias. Este evento foi interessante para o amadurecimento de algumas ideias e projetos a serem compartilhados pelos softwares desenvolvidos por estas comunidades, provendo maior interoperabilidade ao desktop livre em geral. Muitos desses projetos são hoje hospedados na iniciativa FreeDesktop.org.

E este ano, irei ao Desktop Summit! Graças a minhas contribuições ao KDE, o KDE e.V. concedeu-me uma bolsa para a viagem, onde deverei participar ativamente do encontro.

Meus objetivos, entre outros, é ter maior contato com o pessoal do KDEedu, projeto de softwares educativos do KDE que é onde reside minhas principais contribuições com código. Outro objetivo também é ter maior interação com o time de promoção internacional do KDE, afim de que consigamos ser mais atuantes nos projetos de divulgação  do software e comunidade no Brasil. Outra ideia também é conversar com o pessoal do Mageia que aparecer por lá, a distro que hoje utilizo e tento contribuir.

Mas o principal mesmo é fazer amizades, conhecer quem desenvolve meus softwares favoritos que uso no meu dia-a-dia, pagar umas cervejas pra essa galera e conhecer mais profundamente a comunidade! Isso com certeza será refletido nas minhas futuras contribuições com código para o KDE.

Então, em agosto, esperem por interessantes relatos dessa experiência!

4 comentários em “Indo para Berlim!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *