Pular para o conteúdo

Scilab mostrando a cara no Cantor

…mas sem ainda dizer “Hello Cantor”.

Nas últimas semanas estive estudando as interfaces que permitem a comunicação entre o Cantor e seus backends, principalmente a partir das implementações das classes backend, session e expression. A partir destes estudos, coloquei como objetivo implementar as respectivas classes derivadas destas que formarão a base do backend para o Scilab no Cantor, além de já prover uma interface de configuração nos moldes daquelas encontradas nos demais backends.

Clique nas figuras para aumentar:

Tela de configuração já com a opção para Scilab

 

Close

Por enquanto, estou trabalhando com estas opções de configuração do backend: um caminho para o executável scilab-cli (o cliente de terminal do Scilab) e a opção de integrar os gráficos na planilha de resultados do Cantor. Esta opção é interessante pois dá liberdade ao usuário para escolher entre carregar a figura no próprio software ou utilizar o gerenciamento gráfico do Scilab, que permite algumas interações com o usuário para configuração do gráfico gerado.

Eu e meu mentor, Sylvestre Ledru, estamos pensando em trabalhar a configuração destes gráficos também via linha de comando, a partir do desenvolvimento de extensões para a API call_scilab. Esta API é a responsável pela interação entre código escrito em C/C++ e o ambiente Scilab.

O meu próximo objetivo é conseguir de fato implementar a execução de operações no ambiente Scilab a partir de Cantor. Então, posso dizer que o próximo passo será fazer o Scilab dizer “Hello Cantor” dentro do ambiente Cantor! E claro, também fazer alguns cálculos e usar funções pré-definidas. 😉

Até breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *