Pular para o conteúdo

LaKademy 2018

Em outubro de 2018, Florianópolis foi sede da sexta edição do LaKademy, o sprint latinoamericano do KDE. Esse momento é uma oportunidade para termos em um mesmo lugar vários desenvolvedores do KDE – tanto veteranos quanto novatos – de diferentes projetos para melhorarem os respectivos softwares em que trabalham e também planejar as ações de promoção da comunidade para o subcontinente.

Na parte técnica, eu trabalhei com Cantor, Sprat, e nos sites do KDE Brasil e LaKademy.

Para o Cantor, eu pesquisei algumas novas maneiras de implementar os backends, em especial quanto a utilização de websockets. Essa é uma ideia antiga que tenta encontrar uma abordagem a ser recomendada para implementação desses backends de forma que possam ser utilizados para qualquer linguagem de programação e funcionem em qualquer plataforma. Entretanto, como nas tentativas anteriores, ainda tenho dúvidas se essa é uma maneira interessante e se os objetivos podem ser atingidos por ela. Enfim, é algo que precisa de mais pesquisa.

Sprat é um editor de texto direcionado para a escrita de artigos científicos. O software implementa a metodologia Amadeus para escrita de artigos, e é mais como uma coleção de sentenças comuns que podem ser utilizadas in seções específicas do artigo. Sprat é meu projeto-pet, e espero lançar esse ano além de transformá-lo em um projeto do KDE.

O site do KDE Brasil uma uma antiga versão do Drupal. Eu e Fred pesquisamos alguns plugins para importar o conteúdo desse site para o WordPress, e atualmente estamos estudando como realizar essa tarefa.

Por último, portei o site do LaKademy para Jekyll. Isso é algo que ainda precisa de algum trabalho, e espero lançá-lo o quanto antes.

Na parte social, discutimos algumas atividades para o KDE nesse ano, como voltar a participar do FISL e Latinoware, tentar comparecer a outros eventos na América Latina (DebConf e Cubaconf, estamos olhando pra vocês), organizar o “Café com Qt” (nosso evento distribuído sobre Qt e KDE), feedbacks sobre o gerenciamento do nosso grupo do KDE Brasil no Telegram, nossos novos materiais promocionais para serem produzidos e distribuídos nos eventos daqui, e mais.

Ainda nesse aspecto, também ajudei os novatos no trabalho de revisão de código do KDE e tirando dúvidas sobre Qt.

LaKademy é uma grande oportunidade para encontrar outros desenvolvedores do KDE e trabalharmos juntos para aumentar nossa comunidade. Nos últimos anos, o KDE assumiu um papel de importância na comunidade brasileira, e estamos planejando expandi-la para diferentes países. Esperamos organizar o próximo LaKademy em algum outro país fora do Brasil, e trabalharemos forte para expandir a comunidade no subcontinente.

Foto em grupo do LaKademy 2018

Nos vemos no LaKademy 2019!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *