Pular para o conteúdo

Palestra sobre softwares científicos no IV Encontro Nordestino de Software Livre

Estou agora aqui em São Carlos, terminando minha palestra para o IV Encontro Nordestino de Software Livre, esse ano realizado em Natal.
A palestra, intitulada Preparando o GNU/Linux para a Academia, acontecerá às 13:00h do dia 5, na sala Maracajú (adorei esse nome!). Nela, farei um histórico da relação entre software livre e universidade, desde seu início nos compute clubs das universidades que no futuro seria o epicentro do Vale do Silício, o surgimento do software proprietário neste contexto e como anda essa relação nas universidades brasileiras dos dias de hoje.
Em seguida apresentarei vários softwares próprios para cursos de exatas e engenharias em geral, seus históricos e como instalá-los. Segue a lista dos softwares que irei tratar na palestra:
== Editores ==
* OpenOffice.org
* KOffice
* Kate
* Kile
== Compiladores/Máquinas Virtuais ==
* gcc
* g++
* gfortran
* ghci
* SWI-Prolog/XPCE
* Java
== IDE’s ==
* Eclipse
* Kate
== Geradores de Gráficos ==
* gnuplot
* kmplot
* SciDavis
* LabPlot
* kalgebra
== Ambientes Matemáticos ==
* Scilab
* Cantor
== KDE Science ==
* KFormula
* Kate
* kmplot
* kalgebra
* Rocs
* Cantor
* Kbibtex
E tudo isso em 50min! Ufa!
Espero todo mundo lá! Se eu conseguir terminar a apresentação ainda hoje, colocarei-a no blog; mas fiquem avisados que grande parte da palestra se dá ao vivo, através dos usos desses softwares.
E vale lembrar, minha participação no IV ENSL é apoiada pelo KDE e.V. Portanto, fica meu profundo agradecimento à entidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *