Pular para o conteúdo

Automação da Operação de uma Rede de Distribuição através de Sistemas Multiagentes

Durante a metade desse mês de outubro, houve o III Workshop da Pós-graduação aqui no departamento de engenharia elétrica da Universidade de Sâo Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos – local onde atualmente faço meu mestrado.
O objetivo do workshop é manter um acompanhamento permanente aos alunos que estão pesquisando na universidade, além de possibilitar uma maior interação entre os mesmos. Falar em interação pode até soar estranho, afinal, todos estão no mesmo departamento. Precisaria mesmo de um evento para isso? A resposta é sim – existem muitos pós-graduandos, e não é forçar a barra imaginar que você se formará e não conhecerá todos. Olhem os números – são mais de 180 estudantes de mestrado e doutorado na instituição.
Bem, mesmo com o trabalho ainda no começo, tive que apresentar para os pares. O título dele é “Automação da Operação de uma Rede de Distribuição através de Sistemas Multiagentes” (uma cacofonia triste, verdade) e trata sobre aplicação de sistemas multiagentes para simular a nova geração de sistemas de distribuição de energia elétrica – que se caracterizam por utilizar uma camada de comunicação e inteligência entre quem consume e quem oferta energia.
A essas redes dá-se o nome de smart grids e elas terão muita evidência nos próximos anos, sendo alvos de esforços de pesquisa de várias áreas. Então, minha pesquisa faz um apanhado de sistemas multiagentes, inteligência artificial e otimização (entre outras áreas, mas com menor expressão nesse contexto), aplicados ao problema da engenharia elétrica de distribuir energia. Só espero terminar tudo isso ainda com sanidade. 😉
Para quem tiver curiosidade, segue a apresentação que fiz neste workshop. Fique a vontade para me escrever e expor sua curiosidade sobre o tema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *