Pular para o conteúdo

Dica de Texto: Colaboração e Open Source dentro da empresa

Nesses tempos em que o modelo de software livre ou open source deixa a fase de banda de garagem e passa para o mainstream, é muito comum vermos empresas de software pensando em maneiras de como utilizar essa forma dinâmica de desenvolvimento em suas equipes de programadores.

Uma abordagem interessante é a construção de um ambiente open dentro da própria empresa. É uma forma de “experimentar aos poucos” o modelo, diria em doses homeopáticas. Essa estratégia é adequada em especial para aquelas softhouses onde os desenvolvedores não estão acostumados com o desenvolvimento em forma de comunidades.

Exemplos de utilização dessa estratégia são sempre bem-vindos e permitem aos líderes de projetos visualizarem as boas práticas para uma implantação eficaz e quais objetivos pretende-se atingir com elas.

Assim, eu trago uma dica de texto escrita pelo Guilherme Chapiewski sobre a implantação de um ambiente open interno aos times de desenvolvimento da Globo.com.

No texto, Guilherme começa falando sobre o GitHub e como se dá a dinâmica de desenvolvimento na comunidade daquele site. Em seguida, ele conta da instalação do Gitorious nos servidores internos da Globo.com e como se deu a migração dos antigos repositórios em CVS ou SVN para o git.

Também é interessante a narração da dificuldade de aceitação incial por parte de alguns, o entusiasmo de outros e que tipo de situações foram criadas dentro da empresa.

Enfim, gerentes de projetos, líderes de equipes, desenvolvedores e mais: vale muito a leitura. O texto está aqui e, após lê-lo, que tal ponderar sobre o que achou aqui neste blog?

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *