Pular para o conteúdo

O uso de hashtags no Twitter e Identi.ca

O uso do twitter e identi.ca tem crescido bastante nos últimos tempos, em especial no Brasil. Pelo jeito, os microblogs são a mais nova forma de mídia social que caiu no gosto popular e estão tornando-se hábito entre os caminhantes do ciberespaço.

A partir disso, muitos analistas de mídias sociais, jornalistas, empresas e demais entusiastas se põem a obter informações de como utilizar bem estas ferramentas. Uma das dúvidas frequentes é sobre a utilização de hashtags – pra quê aquelas palavras escritas com o “jogo da velha” na frente mesmo?

Os microblogs, enquanto mídia social, buscam integrar as pessoas a partir de algo comum. Afinal, se estes serviços fossem apenas para escrever monólogos divididos em 140 caracteres, ele não seria uma “rede social”.

O uso de hashtags permite que seu tweet/dent se integre a lista de outros tweets/dents que utilizam a mesma hashtag. É uma forma de várias pessoas produzirem informação sobre um mesmo assunto, de forma dinâmica, agregando diferentes pontos de vista e opiniões em uma mesma thread.

Então, enquanto escrevia este post, estava tomando uma cachaça típica da cidade que me adotou, Teresina. Postei sobre isto utilizando uma hashtag, ou seja, colocando o símbolo de sustenido (ou, carinhosamente, “jogo da velha”) na palavra “Teresina” em um tweet/dent. Utilizo o aplicativo Choqok, do KDE, como cliente de Twitter e Identi.ca na minha máquina:


Tela do Choqok

(Clique sobre para ampliar)

Clicando em #Teresina, tenho uma lista das mensagens mais recentes que utilizaram esta mesma hashtag:

Tela de Busca de Tag do Choqok

(Clique sobre para ampliar)

A partir deste exemplo bem modesto, podemos pensar interessantes formas de uso desse mecanismo. Por exemplo, digamos que temos vários veículos de imprensa cobrindo o mesmo evento – o uso de uma hashtag poderá nos dar uma visibilidade destes diferentes veículos sobre esta cobertura, em um mesmo lugar. Acrescenta-se a isso a experiência que pessoas comuns estão tendo sobre este mesmo evento e, voilà, temos uma dinâmica, pulsante e distribuída forma de criação de informação!

Então, esta é a ideia sobre o uso de hashtags. A partir delas, podemos pensar em como organizar, criar e distribuir informações – além de termos uma “métrica” para elas, algo bastante buscado por publicitários nestes tempos de web2.0. Mas isso fica para outros posts.

Mas quem quiser continuar esta conversa, não deixem de me adicionar no twitter ou no identi.ca. 😉

Finalizando, este post é dedicado ao g0dkar e ao povo da Infoway, que estão fazendo várias experiências com microblogs nestes tempos.

1 comentário em “O uso de hashtags no Twitter e Identi.ca”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *