Filipe Saraiva's blog

Tecnologia, sociedade e política.

Instalando o modem Motorola SM56 "manualmente" – Gutsy

with 2 comments

Olá, amig@s. Esta postagem difere um pouco das que comumente encontramos no blog. Trata-se de um artigo técnico. Artigos desse tipo são de fundamental importância para a comunidade de software livre, pois é através deles que trocamos experiências sobre nossas máquinas e como resolvemos determinadas situações em nossos GNU/Linux. Mais conhecimento assim, difundido na rede, gera mais conhecimento. E, voilá, temos um mar de tutoriais que nos ajudam a resolver problemas!!!
Neste caso, trato do modem Motorola SM56, e sua instalação “manual” no Kubuntu Gutsy. Mas serve também para qualquer *Ubuntu baseado nesta versão. Não testei em outras versões ou distribuições, por tanto, fica por sua conta e risco!

Se você procurar por material sobre o Motorola SM56 para GNU/Linux, você encontrará muitos depoimentos de dor de cabeça e dificuldades para configuração. A empresa produziu um driver que funciona apenas para a versão 2.4 do kernel. Por sinal, o Morimoto fala em seu antigo post sobre softmodens que, como a Motorola “não oferece qualquer tipo de suporte (ao modem que ela produz) a sua única opção caso o driver não funcione é trocar de modem”

Por conta disso, quando o blog Zumo noticiou que, em seus testes, o Ubuntu Gutsy reconheceu o modem SM56 e indicou um driver não-livre para ele, houve algum alvoroço na net sobre esta novidade.

Agora, se você quer instalar este modem em seu *Ubuntu Gutsy e está sem conexão com a Internet? Você ainda precisará de um computador conectado com a rede, mas apenas para baixar os pacotes. Vá na casa de alguém ou pague uma hora na LAN House mais próxima, munido de um pen-drive.

Bem, em primeiro lugar, procure instalar seu *Ubuntu utilizando uma conexão banda larga com a Internet. Sim, pois, logo em seguida, o sistema irá fazer downloads de pacotes de atualizações e do pacote de tradução para o português brasileiro do SO. Leve seu PC a casa de um amig@ com banda larga e instale lá. É bem mais seguro.

Porém, se não tiver como, vamos a instalação “manual” do SM56.

Primeiro passo é saber se o modem que você tem instalado na máquina é este mesmo. Abra o console e digite o comando lspci.


Identifique na saída do console a linha marcada como acima. Se ela surgir, então você tem um modem como este instalado.

Agora, vá ao site do Ubuntu packages e baixe o pacote sl-modem-daemon. Ou, entre aqui e baixe o pacote. Grave-o em um pen-drive e descarregue em seu computador.

Você deverá verificar se seu sistema satisfaz o pacote: quer dizer, que todas as dependências estão cumpridas. Clique com o botão esquerdo do mouse sobre o pacote, para abrir o gerenciador de pacotes. Ele dirá se está faltando algum pacote.

Caso esteja tudo satisfeito, instale o pacote pelo gerenciador, ou então abra o console e digite:
sudo dpkg -i sl-modem-daemon_2.9.10+2.9.9d+e-pre2-5ubuntu4_i386.deb

Após a instalação, no console, digite sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon start para iniciar o modem.

Em seguida, digite sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon status. Se o console retornar um “running”, então seu modem está instalado!!!

Written by Filipe Saraiva

novembro 18th, 2007 at 3:58 pm

Comments with 2 comments

Posted in Software Livre

Tagged with ,

2 Responses to “Instalando o modem Motorola SM56 "manualmente" – Gutsy”

  1. Rogério disse:

    Olá! Eu segui o tutorial para instalar o modem sm56 mas não deu certo a instalação.
    Quando vou iniciar o modem, diz que o modem não foi encontrado e não executa. Pode me ajudar?

  2. f1 - l1 - p3 disse:

    Amigo…

    Você seguiu o procedimento? Qual distribuição você utiliza? Seguiu o procedimento descrito?

    Abraço.

Leave a Reply