Pular para o conteúdo

Minha lista TODO para o LaKademy 2014

logoazul_menor

Nesta semana em São Paulo, uma das maiores cidades deste planeta, sediará a segunda Conferência Latino Americana do KDE – ou, como chamamos, o LaKademy!

O evento ocorrerá no Centro de Competência em Software Livre da Universidade de São Paulo, um lugar interessante onde academia, empresas, e comunidades, trabalham juntas para criar, melhorar, e pesquisar sobre software livre.

Neste evento, a comunidade Latino Americana do KDE tentará algo novo: teremos apresentações sobre particularidades do KDE. Em eventos específicos do KDE por aqui, é mais comum termos apenas sessões de hacking, enquanto as apresentações e mini-cursos são ofertados nos eventos de software livre mais gerais. Desta vez nós organizamos um evento aberto para não-contribuidores do KDE, e talvez ao final eles se tornem contribuidores do projeto.

A programação do evento tem vários assuntos: arte, port de softwares do GTK para Qt (um potencial flamewar), KDE Connect, e mais. Eu apresentarei um tutorial introdutório sobre C++ + Qt + KDE no Android. O principal caso de estudos será o GCompris, e será interessante mostrar um software cujo o mesmo code pode ser compilado e executado no Linux e no Android. Também apresentarei outros softwares: liquidfun, uma biblioteca C++ para simulação de fluídos (que tem uma demo muito massa no Android); VoltAir, um jogo desenvolvido em QML pelo Google para o Android (e open source!); e talvez KAlgebra, mas eu preciso compilá-lo ainda.

Sim, isso é C++ e QML no Android!

Para as sessões de hacking eu reservarei um tempo para estudar o port do Cantor para Qt5/KF5; é hora de começar esse trabalho. Ainda sob esse tópico, pretendo conversar com os amigos do KDE sobre um software para auxílio de escrita de artigos científicos… mas bem, espere por novidades no próximo ano. =) Farei também algum trabalho com os bots do KDE Brasil que funcionam nas redes sociais, corrigindo alguns bugs, etc.

Para as reuniões, espero discutir sobre as ferramentas de comunidação que temos (e minha proposta é usar o KDE todo para auxiliar no gerenciamento de nossas ações), e contribuir com a avaliação das ações do KDE Brasil no nosso país. Desde o pultimo LaKademy (2012, Porto Alegre), nós continuamos a promover o KDE nos eventos de software livre, e pudemos trazer vários contribuidores do KDE para o Brasil. Agora é hora de pensarmos em mais e novas atividades para realizarmos.

Mas LaKademy não é apenas sobre trabalho. Nós teremos algumas atividades culturais também, como o Konvescote no Garoa Hacker Club, um hackerspace em São Paulo, e algumas cervejas para bebermos na Vila Madalena. Mais importante, estou muito feliz em rever os amigos do KDE de novo (Brasil, por que tão grande?).

Estamos trabalhando para fazer um LaKademy fantástico esse ano! Fique de olho no Planet KDE e no Planet KDE Português para acompanhar mais notícias diretamente do evento!

Vejo você no LaKademy!

(ou no Akademy, mas isso é história para um outro post 🙂 )

imgoingtoLakademytamanhopequeno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *