Pular para o conteúdo

Lula no X FISL: "Neste governo, é proibido proibir"

Finalmente o companheiro Lula compareceu a um Fórum Inernacional de Software Livre – O FISL. Nesta edição comemorativa de número 10, o presidente da república compareceu junto com a candidatíssima Ministra da Casa Civil Dilma e o Ministro da Justiça Tarso Genro.
Esta edição do evento teve como uma das importantes pautas a questão da luta contra a criminalização do compartilhamento digital. Existe hoje um movimento mundial onde governos aprovam leis que colocam os partilhadores de conteúdo sobre copyright como criminosos, que atentam contra a lei de direito de autor. Já tratei sobre isso aqui.


Lula e Peter Sunde, do Pirate Bay, recentemente condenado por
infração de direito autoral na Suécia

resultado desse movimento de criminalização do compartilhamento

Algo que hoje a tecnologia permite que aconteça normalmente, a baixo custo, é visto pelas grandes empresas da indústria cultural como o passo que irá acabar com seu modelo de negócios. Não deixam de estar corretos; a questão é que, em defesa do monopólio da distribuição, pessoas serão presas e multadas por estas novas leis.

Este movimento de crimalização já conseguiu aprovar a lei HADOPI, na França, e leis semelhantes na Coréia do Sul, Austrália e outras. Aqui no Brasil, este passo é conhecido como Lei Azeredo.

Pois bem, em um momento complicado desses, a realização do FISL não poderia tratar fortemente de outra questão. E eis que nosso presidente faz duras crítias as leis, colocando que o desejo dela é “fazer censura” e “trazer um estado policialesco“. Segue o video:

Agora, vamos esperar que o presidente não fique apenas no discurso. Muitos pediram que ele vetasse a lei, caso aprovada; porém, isso gera um fato complicado de se lidar.

Ainda existe a possibilidade que os partidos políticos possam fazer um movimento para barrar a aprovação da lei ainda nos plenários. Enquanto isso, os movimentos continuam fazendo pressão.

Não esqueça de assinar a petição contra o Projeto Azeredo. Já são quase 150.000 assinaturas.

3 comentários em “Lula no X FISL: "Neste governo, é proibido proibir"”

  1. Espero mesmo que o Lula relembre do significado da palavra liberdade, que ele tanto pronunciou antes de estar nesta cadeira de presidente.

  2. Taí, acho que é por aí. Os movimentos sociais não devem relaxar a pressão contra a aprovação dessa lei tão nefasta.

  3. Espero que esta não seja apenas uma manobra eleitoral. Afinal o segmento da a juventude que faz uso da internet, tem se tornado um nicho formador de opiniões. É preciso estar atento às assimilições, pois estas podem ser mais nefastas que a p´ropria Reação.
    No aguardo dos sinais…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *