Filipe Saraiva's blog

Tecnologia, sociedade e política.

Periódico – um planet para os blogs de ciências do Brasil

with 5 comments

Com a recente discussão sobre uma possível “crise” nos blogs brasileiros de ciência, ganhou corpo a ideia de que um agregador para o conteúdo desses blogs seria uma solução bem-vinda para auxiliar na divulgação dos conteúdos produzidos e fortalecimento de uma identidade de comunidade em torno dos divulgadores de ciência.

Eu já havia escrito sobre isso, comentando a ideia de planet, bastante comum nas comunidades de software livre, e até upei um protótipo de planet para os blogs de ciência.

Agora, gostaria de anunciar o Periódico – que é também carinhosamente conhecido como Journal of the Brazilian Scientific Blogs Community – JBSBC.

Periódico é um planet, um agregador de blogs para a comunidade de blogueiros de ciência. Ele se alimenta dos feeds dos blogs agregados para apresentar conteúdo e entregar um feed unificado. Esse feed é redireciondo para posts em nossos bots no twitter e facebook. Todos os links são direcionados para os posts originais, e não há espaço para comentários no Periódico.

Eu manterei o Periódico apenas por querer contribuir com os divulgadores de ciências e fortalecer essa comunidade. Periódico nunca terá propaganda, e caso eu precise deixar a manutenção por qualquer motivo, tudo que for relacionado ao projeto, da URL até os perfis nas redes sociais, serão repassados para alguém que possa levar o trabalho adiante. Inclusive, o código-fonte do agregador está disponível sob uma licença AGPLv3.

Agora com o projeto apresentado, gostaria de utilizar este post como ponto de discussão sobre o Periódico e colher feedbacks dos interessados. Segue alguns tópicos que tenho interesse em discutir:

Posts completos vs Resumos

Ontem disponibilizei o link do Periódico para algumas pessoas no twitter e elas acharam melhor que o site exibisse apenas um resumo dos posts agregados. Atualmente ele está assim, mas particularmente preferia que ele apresentasse os posts da maneira como eles são disponibilizados nos feeds – uns inteiros, outros só resumo. Dependeria do feed agregado, apenas.

Percebo que há uma expectativa por parte dos blogueiros de que o Periódico possa competir em audiência com os blogs agregados, e a apresentação de resumos no lugar dos posts completos evitaria isso. Eu tenho algumas dúvidas se isso realmente aconteceria – eu penso que quem for chegando no Periódico irá, com o tempo, passar a acompanhar diretamente aqueles blogs que mais interessam, sem ter que ler posts de outros blogs. Pelo menos é isso que fiz na minha vida de acompanhador de planets.

Meu receio é que apresentando apenas os resumos, o Periódico não consiga gerar interesse na audiência e acabe ficando sem espectadores – o que, por consequência, não geraria interesse também nos blogs agregados.

Mas bem, essa é uma discussão que pode render bastante polêmica. =)

Curadoria dos blogs

Um agregador também tem um papel tácito bastante complicado, um fardo que não quero carregar sozinho – o trabalho de curadoria também significa que você está discriminando, o que no caso do Periódico implica em apontar quem bloga sobre ciência e quem não bloga.

Minha preferência é que, em casos polêmicos, uma espécie de “Conselho Editorial do Periódico” pudesse operar e auxiliar na admissão ou não de blogs. Por sinal, há algum espaço de discussão já existente onde isso pudésse ser feito?

Arte!

Ok, precisamos urgentemente de um logo para colocarmos no próprio site e nas redes sociais!

Com o decorrer das discussões posso lembrar de outros pontos e ir colocando no post.

(Imagem por Imagined Reality, liberada sob Creative Commons BY-NC-SA)

Written by Filipe Saraiva

novembro 1st, 2013 at 6:34 pm

5 Responses to “Periódico – um planet para os blogs de ciências do Brasil”

  1. Tiago disse:

    Pô cara que massa, curti pra cacete. Uma sugestão que eu faria pra tentar resolver a questão da apresentação dos posts (se apenas título ou título e olho) seria criar algumas categorias sob as quais indexar cada novo blog (tipo, “saúde”, “biologia”, “psicologia”, “cibercultura” etc). Lógico que blogs são raramente estanques e acabam ocasionalmente tratando de outras coisas, mas pelo menos daria pra saber sobre o campo geral de cada postagem – aí dá pro leitor ir mapeando o que o interessaria e tal, e ocasionalmente até se fixar em categorias em especial.

    Outro lance, e aí seria mais num segundo momento, poderia ser hierarquizar a composição da página, com posts novos em destaque e mais antigos espalhados em colunas menores e tal. Tem um trabalho de design razoável e tudo, mas é uma das saídas pra garantir que o olhar do público acabe passando pelos conteúdos e sugerir a leitura, evitando que postagens caiam no vazio.

    Mas parabéns, achei bacana demais. No que precisar de ajuda, é só dar um toque.

  2. Opa camarada Tiago, obrigado!

    Sobre a questão da apresentação dos posts, acho que ficará só título e olho. Aqui no post não houveram discussões, mas pelo twitter pude ver que o pessoal não fica muito a vontade com posts completos no Periódico.

    Sobre as categorias, pelo visto elas serão necessárias mesmo, mas terei que implementar por conta já que o moonmoon não tem essa funcionalidade. Pensei em cada feed ter três categorias, pra auxiliar um pouco mais o mapeamento entre blogs.

    Sobre a composição das páginas, gostaria de criar ou um formato magazine (tipo o do paper.li) ou mosaico, tipo Google+ e alguns temas do WordPress. Inclusive com uma corzinha diferente nas caixas dos posts relacionando com a primeira categorias e filtro de blogs por categorias…

    Vamos ver, estou imaginando que isso será um projeto de férias. =)

    Valeu camarada, certamente precisarei de ajuda e chamarei os comparsas!

  3. Iury BAS disse:

    O Tiago deu umas sugestões bem interessantes como criar marcadores e uma forma de acessar os conteúdos mais antigos. O template é bem legal, Filipe, limpo e claro, mas acho que a sua sugestão de mosaico poderia ficar mais dinâmica e apresentar mais posts do que como está atualmente. Juntamente a isto, deixo aqui a ideia, se já não estiver assim, e se for possível, de talvez deixar a página nesses modelos onde carrega a medida que se rola a página (tipo o Tumblr). Acredito que assim a pessoa acaba navegando bem mais e vendo mais conteúdo do que ter que passar ou voltar páginas manualmente.
    Junto com isso, gostei da ideia de definir cores para cada categoria. Além de acabar deixando a página bem mais bonita, é uma forma muito pratica de classificar os assuntos. E, por fim, se isso não for resultar em uma baixa muito grande do desempenho da página, acredito ser interessante que os posts, a medida do possível, acompanhem alguma imagem ilustrativa. Acho que fica mais atrativo.

    Parabéns pelo projeto e espero que cresça bastante!

  4. Opa Iuri, valeu! O Periódico passará por algumas reformas visuais entre dezembro e janeiro, algumas das sugestões serão implementadas nesse período.

    Especificamente sobre o auto-update de posts de acordo com a barra de rolagem, atualmente o Periódico não tem como suportar isso devido a maneira como o moonmoon guarda os posts. Mas há uma ideia de criar suporte a banco de dados na ferramenta… veremos.

  5. Antonio Ladeia disse:

    Descobri este blog hoje e curti bastante.

    Curti tb a idéia do planet,

    e acho que as sugestões de Iury e Thiago são ótimas!

    creio que um planet assim faz falta mesmo, mas categorizar o que é ci~encia pode ser problemático realmente. Talvez um conselho possa ajudar.

    Ficarei de olho no projeto, e no blog.
    Abraço

Leave a Reply