Pular para o conteúdo

Protótipo do Planeta Ciências Brasil

Com o feedback positivo recebido pelo meu texto sobre a “crise” dos blogs científicos brasileiros e a apresentação da ideia de planet, resolvi configurar um protótipo desse tipo de site para os interessados darem uma olhada. O endereço está em http://saraiva.webfactional.com/ e, como você pode supôr, não se assuste se algum dia no futuro você passar por lá e ele estiver fora do ar. 🙂

Retomando conceitos já citados no post anterior, um planet é tanto um software (com várias implementações) quanto um conceito – ele agrega os feeds dos blogs de diversos membros de uma comunidade e replica esses posts. Assim, membros de uma mesma comunidade produzem e fazem circular entre si informação de interesse para este grupo.

Um planet convencional salva cópias dos posts de blogs agregados apenas durante um certo tempo. A medida que mais posts vão chegando, os antigos vão sendo descartados – logo, um planet não serve para guardar a memória da comunidade que ele faz referência. É por isso que muitas vezes os planets também são chamados de “rio de notícias”. Também é interessante notar que os posts replicados mantém os links para o post original, o nome do autor, link para o blog fonte e não há área de comentários. O feed do planet contém links para todos os blogs agregados. Ou seja, o papel do planet é fazer repercutir os posts da comunidade, e não se apossar dos mesmos.

O planet protótipo que coloquei no ar utiliza moonmoon (desenvolvido em php), não usa banco de dados e é de simples manutenção. O site atualiza os feeds cadastrados a cada 4 minutos; se há algum post novo, ele é copiado para o site e um mais antigo é descartado – ou, mais precisamente, o planet guardará o título do post e link para o post original, que pode ser acessado na página de arquivos.

Para finalizar farei algumas comparações entre planets e a abordagem que o Rubens Pazza está fazendo com o Bolsão de Blogs.

O Bolsão de Blogs utiliza um plugin WordPress para replicar posts dos blogs agregados em uma página. Atualmente o Bolsão mostra trechos dos posts, e não os posts completos. É possível ter links para as redes sociais dos autores dos feeds agregados, e há também uma categorização para cada blog.

Boa parte dessas funcionalidades são também possíveis de serem implementadas no planet, apesar de atualmente ele não as ter – mas não seria nada difícil, pois o código do moonmoon é bem simples.

A questão do trecho de texto vs texto completo é algo que permeia a história dos feeds desde a criação desta tecnologia. O planet mostra o feed como ele vem. Eu particularmente gosto da ideia de texto completo, até porque o post não será replicado no planet para sempre. Mas essa é uma discussão onde não há consenso.

Algo que aparentemente o Bolsão não oferece mas que o planet provê é o feed combinado de todos os blogs agregados. Talvez seja necessário apenas uma configuração no plugin utilizado no Bolsão para se conseguir isso – eu mantenho um planet usando WordPress e ele tem.

Bem, esse planet que configurei é apenas uma demonstração da tecnologia. Aproveitem o test drive e mandem seus feedbacks! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *