Pular para o conteúdo

Mageia 3 saiu do caldeirão

E na noite do dia 18 de maio diversos magos, feiticeiros, bruxas e fadas tiraram do caldeirão colaborativo onde todos mexem a colher a nova versão estável da distribuição Mageia, agora em sua terceira encarnação.

Mageia é uma distro comunitária criada a partir de um fork do Mandriva. Essa versão conta com boas novidades, com softwares em suas versões mais recentes: KDE 4.10.2, GNOME 3.6, XFCE 4.10, Linux 3.8, systemd 195, rpm 4.11, LibreOffice 4.0.3, e mais.

O lançamento é dedicado à memória de Eugeni Dodonov, que foi gerente de desenvolvimento do Mandriva e teve contribuições significativas para o software livre em geral. Em seus últimos trabalhos, Dodonov estava alocado na Intel desenvolvendo uma melhor integração entre as placas gráficas da empresa e o kernel Linux. Dodonov nos deixou muito cedo, fazendo parte da triste estatística dos ciclistas que perderam a vida em acidentes automobilísticos. A fatalidade ocorreu nos arredores da cidade de São Carlos, em 2012.

Este lançamento também é especial para mim pois os primeiros pacotes que comecei a manter no Mageia agora estão disponíveis para o público na versão estável. Estou empacotando o SWI-Prolog e o abnTeX2, e pretendo continuar a manter mais softwares de cunho científico e algumas coisinhas do KDE tipo temas e plasma applets. E bem, talvez o Cave Story, porque ali é um belo jogo que todos merecem conhecer! =)

As notas de lançamento podem ser conferidas em português ou inglês. Lá também é possível encontrar links para download e como atualizar o Mageia 2 para esta nova versão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *