Pular para o conteúdo

Pirate Bay condenado em seu Julgamento Espetáculo

Ontem foi dado o veredito do julgamento do The Pirate Bay. A sentença, proferida pela corte do tribunal em Estocolmo, condenou Fredrik Neij, Gottfrid Svartholm Warg, Peter Sunde e Carl Lundström, a um ano de prisão e multa no valor de 3,6 milhões de dólares.
Pessoalmente, ao ler a notícia ontem fiquei um tanto chateado. Essse julgamento representa, para muitos de nós, um importante passo na luta pelo compartilhamento e cultura livre. Realmente, a condenação do Pirate Bay não irá parar o compartilhamento; mas uma eventual absolvição equivaleria a uma constatação jurídica que a prática de trocar bens culturais pela Internet é algo legal – o que seria um golpe na indústria fonográfica, mas que não alteraria tanto o compartilhamento em si.

Interessante a reação que se seguiu ciberespaço a fora. No Brasil, algumas pessoas ligadas à comunidade de software livre comentaram sobre a possibilidade de juntar dinheiro e enviar aos piratas. O número de indicações de notícias sobre o assunto enviadas ao BR-Linux bateu um recorde de 14 submissões, além do tópico ser um dos mais comentados no mês. Alguns posts em blogs de vários países comentam se agora o Google também será julgado, pois através dele pode-se encontrar arquivos que não deveríam ser compartilhados segundo seus respectivos copyrights.

Percebendo toda a movimentação que o espetáculo gerou, e dando uma olhada na conjuntura política européia, pode-se imaginar que a condenação do grupo será algo bom para as pessoas que lutam pelo compartilhamento. Mas, como assim?

Já comentei na Revista Espírito Livre que o principal objetivo do grupo é “forçar mudanças na lei de copyright“. Existem várias formas de se propor mudanças nas leis. Comoções nacionais, iniciativa popular, enfrentamento direto… e proposições político-parlamentares.

Esse ano a Europa realizará eleições parlamentares para o Europarlamento – os políticos da União Européia. O caso do The Pirate Bay colocou em evidência as discussões políticas acerca do compartilhamento, e o debate está muito forte por lá.

Segundo o Numerama, só ontem, o Partido Pirata Sueco filiou mais de 1.600 novos membros. E é uma iniciativa do partido concorrer com força nestas eleições, segundo o post da Aracele. Segue abaixo alguns dos rostos candidatos por lá e seus respectivos blogs:

  1. Christian Engström, f. 1960, Nacka
  2. Amelia Andersdotter, f. 1987, Lund
  3. Mattias Bjärnemalm, f. 1979, Uppsala
  4. Anna Troberg, f. 1974, Järfälla
  5. Rickard Olsson, f. 1967, Östersund
  6. Rick Falkvinge, f. 1972, Sollentuna
  7. Anna Svensson, f. 1980, Norrköping
  8. Gustav Nipe, f. 1988, Malmö
  9. Johanna Julén, f. 1980, Västerås
  10. Björn Felten, f. 1948, Säve
  11. Malin Littorin Ferm, f. 1990, Vällingby
  12. Jan Lindgren, f. 1979, Enskede
  13. Ellen Söderberg, f. 1991, Malmö
  14. Andreas Larsson, f. 1983, Rättvik
  15. Camilla Westrin, f. 1983, Umeå
  16. Snild Dolkow, f. 1986, Lund
  17. Daniel Nyström, f. 1983, Tyresö
  18. C Magnus Berglund, f. 1962, Karlstad
  19. Sandra Grosse, f. 1990, Helsingborg
  20. Mikael Nordfeldth, f. 1987, Umeå

Ou seja, o plano de disputas e debates está montado na Europa. Estas eleições poderão representar uma tática a mais nessa disputa – e, contraditoriamente, pelo viés institucionalizado.

Para uma visão européia sobre a questão, dê uma olhada no blog do Miguel Caetano, o Remixtures. O PSL-Brasil publicou também uma matéria sobre a coletiva que o Peter Sunde fez sobre a condenação.

E não deixe de usar o Pirate Bay – ele não saiu do ar. A condenação ocorreu em primeira instância, sendo passível de recurso já encaminhado pelos advogados da Baía Pirata. 🙂

Marcações:

7 comentários em “Pirate Bay condenado em seu Julgamento Espetáculo”

  1. Fiquei muito decepcionado com a derrota dos caras… Isso vai abrir um enorme precedente. Será que a internet vai passar por momentos sombrios?

  2. Acredito, camarada Filipe, que a Internet está passando por momentos difíceis sim. A idealização e implementação a nível internacional de um panóptico está se consolidando na rede.

    Mas eu guardo o otimismo. Uma derrota aconteceu, mas a guerra ainda tá rolando!

    Abraços.

  3. Pois é Aracele, é uma briga boa que não começou e nem vai terminar agora.

    A formação de zonas de resistência tem uma importância fundamental agora.

  4. Olá Anônimo,

    Pois é, conheço o coletivo. Acredito que não teremos outra chance de construir um Partido forte se não utilizarmos este momento em que o compartilhamento está sendo bastante ameaçado.

    Mas parece que não existe uma vontade em se fundar o partido.

  5. Daniel Nyström (Pirate Party)

    Thanks for writing and linking!

    Recent polls from Synovate indicate that we’ll get over 5% of the Swedish votes, and thus giving us one seat in the EU-parliament.

    Read more on my blog and on TorrentFreak (both in english).

    We are, however, aiming higher and the best would be if we got over 10% which would give us two seats.

    Cheers,

    Daniel Nyström, #17 on the list above

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *